Destaque

Projeto exige alerta em produtos infantis sobre substâncias que afetam hormônios

Redação

Alerta em produtos infantis sobre substâncias que afetam hormônios

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, o PL 3169/26, visa obrigar os fabricantes a incluir nos rótulos de produtos destinados a bebês, crianças e gestantes informações sobre a presença de desreguladores endócrinos. Essas substâncias químicas são conhecidas por interferir na produção e regulação de hormônios no corpo.

A proposta estabelece que a regra se aplicará a diversos itens, incluindo:

  • Cosméticos e produtos de higiene pessoal, como xampus, sabonetes, protetores solares, repelentes, loções e cremes;
  • Embalagens de alimentos, abrangendo recipientes usados para armazenar comida infantil;
  • Brinquedos e materiais de uso infantil, como chupetas, mamadeiras, copos, pratos e talheres feitos de plástico ou borracha;
  • Medicamentos.

Proibição futura

Após um período de transição de cinco anos, o texto prevê a proibição da fabricação, importação, distribuição, venda e oferta desses produtos caso contenham substâncias incluídas na lista de restrição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para medicamentos, a proibição seguirá critérios específicos, baseados na avaliação de riscos e benefícios. A restrição só ocorrerá se houver uma alternativa de tratamento eficaz e segura que não contenha a substância.

O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), autor do projeto, destacou que, atualmente, os fabricantes utilizam siglas e termos técnicos como DBP, DMP e BPA, em vez de nomes como ftalatos e bisfenol, dificultando a identificação por parte do consumidor.

Segundo Rollemberg, o projeto busca facilitar a identificação desses compostos. Ele afirmou que "o texto garantirá que os rótulos dos produtos infantis e destinados a gestantes informem claramente sobre a presença de desreguladores endócrinos, permitindo que os pais façam escolhas conscientes e saudáveis para os seus filhos".

O parlamentar também mencionou um alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre a suspeita de que a exposição a certas substâncias químicas possa estar ligada ao aumento de doenças endócrinas pediátricas, como alterações no desenvolvimento reprodutivo, puberdade precoce, alguns tipos de câncer e distúrbios neurocomportamentais.

Penalidades previstas

O não cumprimento da obrigação de informar nos rótulos sujeitará os infratores às penalidades do Código de Defesa do Consumidor, além de outras sanções administrativas.

A comercialização ou oferta de produtos proibidos após o período de transição estará sujeita às penalidades da legislação sanitária federal, sem prejuízo de outras responsabilidades legais.

Tramitação do projeto

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

play_circleTV ao Vivo

AO VIVO

Comentários

Deixe sua opinião sobre este conteúdo usando sua conta do Facebook.

Notícias relacionadas